domingo, 12 de outubro de 2008

O REENCONTRO, APÓS ANOS DE SOFRIMENTO- EU E O MEU FILHO

Já estavamos na casa nova, só os quatro, o meu companheiro contratou logo uma advogada que me tratou logo do divórcio, passado três meses, já estava divorciada e totalmente livre, daquele que para mim, foi um monstro. Foi uma vitória alcançada. Soube entretanto, através da minha advogada, que o meu filho se encontrava numa instituiçao há 3 anos. Ela acabou, de me dizer, aquilo por, aquelas palavras, que me chocaram, tanto e dei comigo a chorar, porque não sabia de nada. Assim sendo, eu e o meu companheiro, demos carta branca, para ela seguir com o processo para a frente, porque era o meu objectivo, ter de volta o meu filho. Custasse o que custasse, eu lutaria por ele até ao fim.
Passados dias, a minha advogada, consegue em tribunal uma autorização pelo juíz, para eu poder ir vê-lo a um domingo. O tempo de espera foi horrível. Chegado ao dia, eu estava muito nervosa que nem queria acreditar, que ia estar com ele, nesse dia poder agarra-lo e dar-lhe muitos beijinhos, como ele merecia. Só que a viagem nunca mais tinha fim, nesse dia porque o meu FILHO estava muito longe.

Chegada ao destino e eu nervosa, com vontade de chorar, com aquela vontade de amor de mãe para poder, agarra-lo e dar-lhe muitos miminhos, vejo ao mesmo tempo, recém-nascidos abandonados pelas mães, há nascença e a pensar para comigo mesma"... como se pode abandonar aqueles meninos indefesos...".

As doutoras do centro, diziam que ele já não se lembrava quem eu era e eu disse-lhes:....o amor de uma mãe, nunca se esquece.....de repente ouve-se uma porta a abrir e ai eu bato com os meus olhos, no meu filho e ele em mim, quase a chorar me diz-me:.....MÃE ÉS MESMO TU? AFINAL NÃO ESTAS MORTA, COMO O MEU PAI ME DIZIA .....eu a ouvir as palavras dele e a chorar ao mesmo tempo, ainda lhe disse:....FILHO VEM PARA OS MEUS BRAÇOS, QUE EU ESTOU VIVA E NUNCA ME ESQUECI DE TI .... Ao mesmo tempo que falava com ele, olhava de banda e notava que toda a gente que estava ao pé de mim, já choravam tambem. Abro os meus braços e o meu rico FILHO, correu para o amor da mãe, que era o meu. Abraçamos, chorámos, ficámos ali os dois, por muito tempo, ouvindo os choros ao nosso lado. Naquele momento, disse-lhe:..... FILHO, agora que te encontrei, nunca mais te vou perder de vista. Vou estar sempre por perto. Sei que vai ser um processo longo e dificil, mas vamos conseguir ficar juntos, para o resto da vida, nisto o meu filho diz-me:.... MÃE prometes que me tiras daqui ?...abanei com a cabeça em sinal afirmativo e ele deu um sorriso para mim. Que felicidade senti naquele momento. E como o meu filho era lindo. A falta que ele me fazia.

Ficamos ao pé dele durante 3 horas, e a hora da despedida, foi muito marcante para ambos. Dificil, deixa-lo e não o poder trazer comigo. Mas se o fizesse, ia prejudicar-me em tribunal. Para grande tristeza minha, despedimo-nos, com lágrimas. Ele ficou para trás e eu tive voltar para casa. No dia seguinte, telefono para a instituiçao e falo, com o meu FILHO e ele disse-me para mim:..... MÃE não aguento mais estar longe de ti e das minhas irmãs, quero estar junto de ti ....e eu no outro lado da linha a chorar, para dentro com tanto sofrimento, que o meu filho estava a passar....

Passado dias consegui saber, através da minha advogada, o que aconteceu para o meu filho ter ido parar ali e ficar lá. O meu ex marido, tinha feito algo de tão grave, para ele estar ali muito longe......a resposta dela foi dura para mim, parecia ter levado uma facada no coração. Tentando manter a calma, uma vez mais ainda lhe disse:..... prefiria ter morrido, do que saber, que o meu filho, passou tudo isso, nas mãos do pai e da madrasta......O tempo todo que ele esteve com o pai , só foi desgraças, não ia á escola, dormia na rua porque ele fazia xixi na cama e a madrasta, não o queria lá. Assim, roubava para o pai e para a madrasta. Batiam-lhe com paus e mangueiras e a única coisa que não queria ouvir, foi o que aconteceu. O pai e a madrasta, violaram-no, numa noite, e como havia gritos por socorro, as vizinhas, fizeram queixa e o menino foi parar ao hospital, aonde ficou internado durante 15 dias, com um braço partido e não só.....no dia seguinte as assistentes sociais foram ao hospital e viram o menino naquele estado, e deram seguimento com os papeis para uma instituição. Tinha sido esta a vida do meu FILHO.

Quando a minha advogada, parou de me contar, eu senti uma raiva tão grande e a chorar, dize-lhe:......Dra. a minha vontade, é de matar aquele animal.......ela disse-me que o processo ia ser complicado, porque havia papeis assinados por ele, em como eu estava morta. Senti-me mais revoltada ainda, nisto a advogada, mostra-me um documento assinado por ele, em como eu tinha abandonado o meu FILHO. Eu disse-lhe que era mentira, que o tinha, deixado com a minha irmã, e ela é que tinha entregue ao pai. Ela virou-se para mim e disse-me:....Dna. Sofia, eu sei que é mentira, mas o seu ex marido, vai usar todos os argumentos falsos e arrasá-la em tribunal, só para a senhora, não ficar com o menino, mas como sei que a senhora, é boa mãe vai ultrapassar todas as acusações, da parte dele, em tribunal.

Entretanto começavam as dívidas da renda da casa. Pagavamos só, 250 euros, mas o que o meu companheiro ganhava, era quase todo para a advogada e mal dava, para o resto. Já iamos com 5 meses de atrazo da renda e não tinha ninguém para me ajudar.

A minha sogra ajudava, mas era a enterrar-me ainda mais. A única pessoa que me dava alimentação para as minhas filhas, era a minha mãe. A minha sogra, era contra o meu filho, vir para o pé de mim, de vez. Eu respondia-lhe:......sogra, quer voce queira, ou não, estou pouco me "lixando", para aquilo que pensa. O seu filho, quando me conheceu, já eu tinha este filho e estamos a lutar os dois, para o trazer.....ela olhou para mim, baixou os olhos e foi embora, porque sabia que de mim, já não levava conversa...

Era o processo a demorar, eram as dívidas, a aumentar, eu queria fazer alguma coisa e batia tudo errado na minha vida. O meu companheiro, não tinha trabalho certo, era só biscates e tudo o que ganhava, era para a advogada. A minha mãe era que entrava para certas coisas porque a minha sogra nem sequer mexia uma palha para ajudar...

Eu já estava tão saturada e cansada da vida, por me ver naquela situação, de passar dificuldades, mais uma vez, com as minhas filhas.....ainda pensei aonde eu errei ???

Nessa altura tinha conhecido uma pessoa, com quem desabafava e que me apoiou imenso era filho da terra, mas as más linguas estragavam tudo mais uma vez......

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos os leitores, o meu nome é Pedro, certamente devem estar e se questionar o porque de um homem estar a comentar sobre este problema, que assombra uma grande parte das mulheres da nossa sociedade, pois digo-vos, em toda a minha vida lutei pela felicidade de muita gente homens, mulheres, crianças e idosos passei por muitos problemas e enfrentei muitos dos problemas de outras pessoas, e não poderia deixar passar este problema que afecta bastante a vida física e psicológica das nossas mulheres, se assim o poderei dizer.
Estou a par deste problema através de uma grande amiga que me ajudou em tempos, e mesmo com este problema, ela não deixou de me ajudar e apoiar, por isso venho aqui dar-lhe força e lembra-lhe que o seu sofrimento será sempre apoiado por pessoas que lhe amam, pois cristo também passou por muito sofrimento mas nunca foi abandonado por aqueles que o amavam, e vos mulheres que sofrem nunca percam a esperança e lutem sempre por uma vida melhor, amai dai felicidade que sereis recompensadas, lembrai-vos que aquele que quer felicidade não é feliz mas sim aquele que a dá, se em vosso ventre não gere vida, procurai dar vida a crianças que também como vós sofrem de outras maneira mas sofrem.
Força a todas não se deixem ir abaixo lutai e enchei o vosso espirito de alegria e lembrai-vos que existem pessoas, homens e mulheres que lutam por vos para que possais ter uma vida normal. Obrigado por lerem este comentário peço desculpa se escrevi alguma coisa que vos pudesse ofender, as minhas palavras são de força e coragem para todas vós, e antes de me despedir deixo apenas uma frase para reflectirem, lembrem-se que o vosso estado de espirito são as palavras de quem vos rodeia. FORÇA A TODAS E FELICIDADES!!!!!

Anónimo disse...

o reencontro de um filho ke se teve longe por mt tempo e mt emocionante. fico contente por teres de volta ctg. ele precisa agora precisa de mt mimos e atençao de tds

Anónimo disse...

Oh... minha querida amiga... as lágrimas correm-me neste preciso momento. Que MULHER és tu?? Como aguentas tanto sofrimento? Sinto-me uma egoista... por lamentar-me as vezes. Eu nao aguentaria estar longe do meu filho. Qu Deus te dê forças e sorte para continuares a lutar. um beijo
Berta